sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Embarcações Tradicionais

No âmbito do projeto Artes e Técnicas de Marinharia e Construção Naval, aplicadas às embarcações tradicionais, nas atividades calendarizadas com os serviços educativos da C.M.Seixal e a turma do curso vocacional de 2º ciclo, fomos no passado dia 27 de outubro ao cais do Seixal, onde embarcámos no "Baía do Seixal", um bote de fragata recuperado e perpetuado nas raízes socioculturais deste povo piscatório. O arrais João Martins elucidou-nos sobre alguns factos e histórias destas embarcações tradicionais, património a preservar. Os alunos puderam ainda colaborar nas tarefas de navegação básica, tais como comandar o leme içar e dobrar as velas da embarcação.
Experiência bastante entusiasmante, referida pelos alunos como "a repetir"!




Inserida no projeto das embarcações tradicionais, a visita contou ainda com uma pesquisa no espaço Mundet, no Centro de Documentação e Informação do EcoMuseu da C.M.Seixal, onde fomos muito bem recebidos pela Dra. Madalena Campos e pelas técnicas deste espaço.
Os alunos puderam ali aprofundar os seus conhecimentos sobre as quatro embarcações tradicionais em estudo: a Fragata, o Varino, a Falua e a Muleta do Tejo.
 
Visitamos também o espaço oficinal, onde o Sr. Fernando Dâmaso mostrou algum do seu trabalho na área do modelismo naval, indiciando já o trabalho de projeto a realizar com os alunos, em sessões seguintes.

Ainda no âmbito deste projeto, no dia 28 os alunos visitaram o Núcleo Naval do EcoMuseu do Seixal, onde puderam ver as embarcações construídas à escala, as maquetes e os mapas da baía do Seixal, bem como um vídeo explicativo sobre as embarcações tradicionais e a atividade marítima da região no século passado.
 



Professores Luís Dias e Ana Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.